segunda-feira, 25 de novembro de 2013
TON DIAS - ARTISTA PLÁSTICO - ESCULTOR

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Halston Mendes Dias é, além de psicólogo, artista plástico (cria esculturas de madeira para parede) e luthier (construtor de instrumentos musicais). Natural de Belo Horizonte, Halston, desde muito pequeno, foi apelidado de "Ton" pelos parentes, forma mais fácil e simplificada de identificá-lo devido ao nome diferente.


O Principal foco de Ton Dias está no desenvolvimento de artefatos de arte e escultura em madeira, nas dimensões aproximadas de um quadro. Curvas e formas das mais diversas surgem de sua atividade. As guitarras escultura entalhadas pelo artista criam a possibilidade de haver a fusão da música com a arte, dois elementos que exercem profundo impacto no ser humano.







Como tudo começou

Como se iniciou a empreitada de Ton Dias no trabalho de entalhe e escultura em madeira?
De onde veio o conhecimento e o saber-fazer para concretizar esses artefatos para decorar paredes? 
A resposta para essas perguntas ainda é um mistério até mesmo para o artista. Entretanto, creio que, se houve um início, ele teve a ver com uma brincadeira; um presente.


Ton trabalha com luthieria desde 2002. 
Um bom e vasto conhecimento de trabalhos com madeira pôde absorver ao longo desse tempo.
Um belo dia, ele resolveu fazer um presente para seu sobrinho mais velho. 
Viu um desenho de uma tatuagem tribal de dragão e acreditou, não se sabe porque, que poderia fazer aquilo em um pedaço de madeira (uma cisma que até hoje Ton não entende de onde veio). 
Como que numa brincadeira, ele pegou o desenho para tentar ver no que daria, e iniciou a tentativa, mesmo que sem muita ambição de êxito. Quando se deu conta, devagar e aos poucos, assustou com o resultado, pois estava se deparando com algo que nunca pensou que pudesse dar conta de fazer (entalhe e escultura em madeira).


Depois disso, não se sabe por que motivo, Ton começou a conseguir enxergar o que deveria fazer na madeira pra criar ali uma escultura de parede.


Daí em diante, todo um processo foi se passando com ele, possibilitando-o conseguir criar suas esculturas. Ton foi aprendendo devagar e aos poucos a conseguir enxergar e dar certos traços, e todo o conhecimento que possuía advindo da luthieria e marcenaria ia ajudando pelo percurso.


Nunca fez curso algum de artes plásticas, cursos pra construir artefatos de arte em madeira, ou aulas de escultura e entalhe. Apesar disso, mesmo ainda se considerando um aprendiz, consegue desenvolver entalhes e esculturas de parede expressivas e com as mais diversas formas, nas mais diversas madeiras.


2 comentários:
  1. Que legal, Ton, gostei de seu blog. A peça que mistura a guitarra e relevo ficou show. São madeiras duras que vc usa? Abs.
    www.lauranehr.com/blog

    ResponderExcluir
  2. Laura Nehr,
    Fico muito contente que tenha gostado do meu blog e do meu trabalho. Eu uso madeiras das mais diversas, desde madeiras mais duras, até madeira de dureza intermediária. Você pode conhecer mais a respeito do meu trabalho de escultura de parede e de guitarras personalizadas clicando nos links desta postagem. Detalhe imporante: as guitarras não são objetos de decoração, são instrumento musicais de verdade. Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir